Quarta, 19 de Janeiro de 2022
25°

Alguma nebulosidade

João Pessoa - PB

Política Eleições 2022

PSDB registra 6 mil votos em duas horas de votação em prévias

Partido espera quase 45 mil votos para a escolha de seu candidato à Presidência; votação vai até as 17h, por meio de aplicativo

27/11/2021 às 13h57 Atualizada em 27/11/2021 às 14h05
Por: Redação Fonte: R7
Compartilhe:
O presidente do PSDB, Bruno Araujo, durante as prévias do partido neste sábado (27) HELLEN LEITE/R7
O presidente do PSDB, Bruno Araujo, durante as prévias do partido neste sábado (27) HELLEN LEITE/R7

O diretório nacional do PSDB registrou mais de 6 mil votos de filiados nas duas primeiras horas de votação nas prévias que acontecem neste sábado (27) para a escolha do candidato do partido à Presidência da República em 2022. O partido espera que 44.697 filiados votem até as 17h, quando o pleito será encerrado.

Após a crise gerada internamente pela pane tecnológica no sistema de votação, o partido retomou neste sábado (27) as prévias para definir seu candidato para 2022. Disputam as prévias o governador de São Paulo, João Doria, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio.

Eles devem chegar a Brasília na tarde deste sábado para acompanhar o resultado da votação, previsto para ser divulgado às 19h.

Virgílio, que é diplomata e teve mandado de senador por Manaus, corre por fora na disputa. Na manhã deste sábado, ele comentou nas redes sociais que as prévias são a oportunidade para reconduzir o PSDB ao centro das decisões políticas do país. "Hoje teremos um vencedor que contará com o apoio de todos os tucanos. É o fim deste ciclo e o início de outro", declarou.

Os dois principais concorrentes nas prévias do PSDB, os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP)

Os dois principais concorrentes nas prévias do PSDB, os governadores Eduardo Leite (RS) e João Doria (SP)

UESLEI MARCELINO/REUTERS

Ataques hackers

O aplicativo de votação rápida que o PSDB usa para as prévias do partido, que acontecem neste sábado (27), recebeu 10 mil tentativas de invasão nas duas primeiras horas de eleição, muitas delas vindas do exterior, segundo a direção do partido. O presidente da sigla, Bruno Araujo, disse que o partido pedirá investigação da Polícia Federal.

"O monitoramento é total. Temos uma estrutura tecnológica preocupada constantemente com a segurança porque há fortes indícios [de ataque hacker]. Nós entregamos os documentos à PF para ser investigado", afirmou.

Segundo a direção do partido, nenhuma tentativa de invasão foi bem-sucedida. O partido contratou três hackers para defender o sistema de ataques ao sistema. Os candidatos também têm equipes técnicas que trabalham exclusivamente com a segurança da tecnologia.

O desenvolvimento do aplicativo usado nas prévias custou R$ 364 mil ao PSDB. A votação acontece por meio do site da empresa BEEVoter, após a tecnologia desenvolvida pela Fundação de Apoio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Faurgs) apresentar problemas no último domingo.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB Atualizado às 01h01 - Fonte: ClimaTempo
25°
Alguma nebulosidade

Mín. 25° Máx. 30°

Qui 30°C 25°C
Sex 30°C 24°C
Sáb 30°C 24°C
Dom 30°C 24°C
Seg 30°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias