Domingo, 17 de Outubro de 2021
31°

Muitas nuvens

João Pessoa - PB

Paraíba EM MARI/PB

Juscelino do Peixe e equipes do Cooperar e SEDAP visitam sistema de criação de tilápias, em Mari, que favorece produção em área de Semiárido - Confira!

As vereadoras Terezinha do Peixe (Sapé) e Valeska Magalhães (Mari) também acompanharam a visita.

06/10/2021 às 16h23
Por: Redação Fonte: JKR NOTÍCIAS / Portal Sem Censura PB
Compartilhe:
Juscelino do Peixe (ao centro, blusa branca) conferiu o sistema de criação de tilápias no sítio Tilápia, em Mari.
Juscelino do Peixe (ao centro, blusa branca) conferiu o sistema de criação de tilápias no sítio Tilápia, em Mari.

Nesta terça-feira (05), o Secretário Executivo da Pesca da Paraíba, Juscelino Miguel, conhecido como “Juscelino do Peixe”, esteve visitando o Sítio Tilápia, no município de Mari, para conferir sistema de criação de tilápia que poderá favorecer a produtores da região do semiárido paraibano.

Junto ao secretário Juscelino estavam o presidente do Projeto Cooperar, Omar Gama e sua equipe técnica além da equipe técnica da SEDAP (Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca da Paraíba). As vereadoras Terezinha do Peixe (Sapé) e Valeska Magalhães (Mari) também acompanharam a visita.

Na ocasião, foi apresentado um projeto de criação de tilápia em sistema de recirculação de água, desenvolvido no sítio Tilápia (Mari). O produtor Josa demonstrou o uso do sistema cuja eficiência foi presenciada pelo presidente Omar Gama (Cooperar).

Segundo Juscelino do Peixe, a proposta será levada ao Banco Mundial para que a psicultura em sistema de recirculação de água possa se tornar uma linha de prioridade nos próximos projetos de alianças produtivas e, possa receber financiamento, possibilitando um impulso para que a piscicultura se desenvolva na região onde predomina o semiárido.

O diferencial do sistema apresentado é que a tilápia é adensada num volume significativo, resultando numa produção de cerca de 40 quilos de tilápia por metro cúbico de água, contando com o reaproveitamento da água utilizada, reduzindo significativamente seu desperdício, sendo que só há o descarte de água no processo de evaporação onde o sistema separa os dejetos em um filtro e a água retorna para reutilização pelo sistema, gerando considerável economia. 

“Nosso objetivo é difundir e estimular novas tecnologias que estimulem a produção de pescado na região do semiárido, proporcionando o potencial de desenvolvimento que os pescadores e agricultores familiares precisam para aumentarem suas rendas e possibilitar uma melhor qualidade de vida das suas famílias.” – disse o secretário Juscelino do Peixe.

Veja algumas fotos da visita ao Sítio Tilápia, em Mari:

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Mari - PB
Mari - PB
Sobre o município Mari é um município brasileiro do estado da Paraíba, localizado na Região Geográfica Imediata de João Pessoa.
João Pessoa - PB Atualizado às 12h59 - Fonte: ClimaTempo
31°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

Seg 30°C 24°C
Ter 31°C 24°C
Qua 30°C 24°C
Qui 30°C 24°C
Sex 31°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias