Terça, 30 de Novembro de 2021
28°

Poucas nuvens

João Pessoa - PB

Opinião OPINIÃO

A Luta pela vida!

Sempre é válido falar, sempre é boa solução!

30/09/2021 às 10h39 Atualizada em 30/09/2021 às 14h29
Por: Matheus Silva Fonte: Redação
Compartilhe:
JKR NOTÍCIAS
JKR NOTÍCIAS

Convivemos com uma pandemia silenciosa, que por questões culturais evitamos falar sobre ela –  o suicídio.

Estou escrevendo sobre este tema não somente pela motivação do setembro amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio, mas porque eu defendo uma sociedade engajada e sensibilizada na defesa pela vida e gestores comprometidos com políticas públicas que de fato mudem esta realidade.

É possível prevenir o suicídio, desde que os profissionais de saúde, de todos os níveis de atenção, estejam aptos a reconhecer os seus fatores de riscos, assim como é crucial o papel dos profissionais de Assistência Social e Educação.

Para isso, a sociedade tem que desmitificar a cultura e o tabu em torno do tema e auxiliar os médicos a identificar, tratar e instruir seus pacientes. O suicídio é um fenômeno presente ao longo de toda a história da humanidade, em todas as culturas.

É um comportamento com origens multifatoriais e resultado de uma complexa interação de fatores psicológicos e biológicos, inclusive genéticos, culturais e socioambientais.

No Brasil, os casos passam de 13 mil por ano, podendo ser bem maiores em decorrência das subnotificações. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a cada 40 segundos uma pessoa morre por suicídio no mundo. E uma pessoa atenta contra a própria vida a cada três segundos. Calcula-se que aproximadamente um milhão de casos de óbitos por suicídio são registrados por ano em todo o mundo.

As crianças, os jovens e os adolescentes também estão sujeitos aos impactos das doenças mentais. Os resultados extremos são vistos com crescimento de casos nos últimos anos envolvendo esta faixa etária.

Falar sobre depressão e suicídio, de forma adequada, contribui para que os jovens e os adolescentes se sintam abertos a debaterem o tema em família, caso estejam em risco, bem como os pais terão mais autoridade para falar, identificar e buscar tratamento aos sinais revelados sem preconceito.

Falar é a melhor solução! Sua vida é valiosa! Todos pela vida!

Matheus Silva 

Radialista e Apresentador do Esperança Debate na Rádio Ban FM 87,9

Estudante de Jornalismo na UEPB

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB Atualizado às 18h26 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 25° Máx. 31°

Qua 31°C 24°C
Qui 32°C 23°C
Sex 31°C 24°C
Sáb 30°C 24°C
Dom 29°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias