Domingo, 26 de Setembro de 2021
24°

Muitas nuvens

João Pessoa - PB

Paraíba PARAÍBA

Covid-19: Fiocruz confirma mais 100 casos da variante Delta na Paraíba

A vítima foi um homem de 42 anos que não aceitou se vacinar.

09/09/2021 às 15h24
Por: Redação
Compartilhe:
Covid-19: Fiocruz confirma mais 100 casos da variante Delta na Paraíba

Mais 100 novos casos da variante do coronavírus, intitulada de Delta, foram confirmados na Paraíba. A confirmação partiu da Fiocruz, responsável por fazer a identificação, que analisou 131 casos suspeitos, confirmando que 31 deles seriam da variante Gama, a predominante no Estado.

Em entrevista à Rádio CBN FM, o secretário de Saúde estadual, Geraldo Medeiros, afirmou que a transmissão comunitária da Delta já é um fato na Paraíba e pontuou que esta já circula pelas três macrorregiões, João Pessoa e Região, Sertão, e Campina Grande e Região, sendo a terceira opção a com  maior predominância.

“É preciso entender que apenas aquelas amostras suspeitas é que são enviadas para a Fiocruz. Com certeza temos um maior número de casos. Mas, não é motivo para apavorar a população, visto que a variante já está circulando em todo Brasil. Ela tem essa capacidade de transmissibilidade 100% maior do que a variante Gama, mas temos uma boa vacinação hoje”, completou.

Ainda sobre a vacinação, Medeiros destacou que 95% da população brasileira já recebeu ao menos a primeira dose de alguma das vacinas contra a Covid-19, e 50% já recebeu a primeira e a segunda dose.

Ele aproveitou a ocasião para defender a utilização da Coronavac, imunizante produzido pelo Instituto Butantan, utilizando a relação Estados Unidos/Brasil para justificar sua eficácia: “Os EUA com 2 mil mortes por dia e o Brasil em declínio”.

Já em relação à gravidade dos pacientes com a Delta no Estado, o secretário destacou que dentre esses casos confirmados só houve um óbito. A vítima foi um homem de 42 anos que não aceitou se vacinar.

“As pessoas que estão evoluindo para casos graves e óbitos com a variante Delta são aquelas que não quiseram se vacinar e idosos acima de 70 anos, por isso que a partir da próxima semana estaremos iniciando a vacinação dessa população acima de 70 anos e de pessoas com doenças associadas, com a dose de reforço”.

Por fim, o gestor lembrou que as prevenções ainda são as mesmas. Então, é importante que a população colabore utilizando máscara, higienizando as mãos, mantendo o distanciamento. Às vigilâncias, tanto municipais quanto estadual, por sua vez, cabe o papel de identificar as pessoas e isolá-las.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
João Pessoa - PB Atualizado às 20h48 - Fonte: ClimaTempo
24°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 28°

Seg 29°C 23°C
Ter 29°C 22°C
Qua 28°C 23°C
Qui 29°C 24°C
Sex 30°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias