Domingo, 17 de Outubro de 2021
30°

Muitas nuvens

João Pessoa - PB

Opinião OPINIÃO

Em primeiro lugar, os atletas são humanos

É necessário entendermos que os atletas são seres humanos.

06/08/2021 às 23h42 Atualizada em 07/08/2021 às 06h33
Por: Matheus Silva Fonte: Redação
Compartilhe:
Em primeiro lugar, os atletas são humanos

“Tenho que me concentrar na minha saúde mental”. Uma simples frase para muitos, dita por uma das principais ginastas e medalhista olímpica, Simone Biles.

Uma frase que poderia passar despercebida a tantos momentos em Tóquio, mas que nos faz pensar sobre um dos maiores problemas vivenciados por milhares de pessoas na atualidade: o desgaste psicológico.

Muitos imaginam que um atleta de alta performance, como é o caso dela, é um “super herói” que consegue ser forte contra tudo e contra todos. Esquecem que cada pessoa tem uma caminhada, uma história… Marcadas por escolhas, renúncias, treinos e mais treinos. E com eles, muita cobrança e inquietações.

Um dos dizeres de Biles que me marcou bastante nos últimos dias foi postado em seu perfil no Instagram (@simonebiles), onde ela afirma: “Eu realmente sinto que tenho o peso do mundo nos ombros às vezes”. E isso ocorre, pois, atletas do nível dela, sabem que competir não é somente vencer seus adversários e conquistar uma medalha, mas, sobretudo, superar seu próprio limite.

⇒Leia Também: Violência Sexual: Os números só aumentam!

Em várias circunstâncias, observamos atletas emocionados, não com a colocação que conseguiram ao final da modalidade que competiram, mas com a evolução que tiveram ao longo de sua trajetória. Acredito que Biles ficará marcada na história pela coragem de mandar essa mensagem ao mundo: não importa o que façamos, devemos cuidar de nossa saúde mental.

Precisamos desacelerar nossos pensamentos, aprender a gerir a nossa mente, trilhar o caminho do meio, o caminho do equilíbrio, lembrando o magnífico japonês, fundador do Judô, Jigoro Kano. Podemos e devemos nos dedicar ao máximo em tudo o que formos fazer, tendo claro que esse “máximo” não é igual para todos, é algo muito particular.

Guarde como exemplo essa iniciativa dessa brilhante ginasta norte-americana. Mas não faça da desistência um hábito. Tenha em mente que em alguns momentos, desistir é o mais saudável a se fazer naquele momento.

Saiba valorizar as escolhas que você fizer. Mesmo não sendo a escolha que os outros esperam. Afinal, só você sabe o que você passou, passa e sente. Lembremos da mensagem da lagarta azul, Absolem, de Alice no país das maravilhas, “você não deve viver a vida como outras pessoas esperam que você viva, tem que ser sua escolha…”. Parabéns Biles.

Matheus Silva 

Apresentador do Esperança Debate 

Colunista do Portal: jkrnotícias.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sobre
João Pessoa - PB Atualizado às 13h39 - Fonte: ClimaTempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

Seg 30°C 24°C
Ter 31°C 24°C
Qua 30°C 24°C
Qui 30°C 24°C
Sex 31°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias