Domingo, 17 de Outubro de 2021
31°

Muitas nuvens

João Pessoa - PB

Opinião OPINIÃO

Violência Sexual: Os números só aumentam!

Nesta semana, diversos casos foram registrados na mídia paraibana.

31/07/2021 às 13h27 Atualizada em 31/07/2021 às 14h03
Por: Matheus Silva
Compartilhe:
Violência Sexual: Os números só aumentam!

Os números que assustam!

Os crimes contra a dignidade sexual são aqueles definidos como qualquer ato para suprir a lascívia do agressor, sem o consentimento da vítima, atingindo ambos os gêneros. No entanto, as mulheres ainda continuam sendo as maiores vítimas. 

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021, apresenta dados assustadores sobre tais crimes, principalmente o crime de estupro.

O estupro é uma das violências sexuais previstas no Código Penal, sendo considerado o mais brutal, mais devastador, deixando marcas inapagáveis na vida de qualquer vítima. 

Os dados demonstram que 86,9% das vítimas são do sexo feminino e, 60,6% tinham até 13 anos, são vulneráveis aos olhos da lei, devendo haver uma punição severa quando a violência sexual for praticada contra crianças e adolescentes.

No ano passado, 60.460 pessoas foram vítimas de violência sexual. No entanto, há dados que demonstram a existência de uma grande subnotificação, uma vez que, apenas de 10 a 35% das vítimas denunciam o agressor, sendo este seu conhecido em 85,2% dos casos. O medo, a falta de conhecimento e, principalmente, a vergonha faz com que as vítimas se calem.

O medo do julgamento por parte da sociedade é manifesto entre as vítimas, independente do gênero, fazendo com que elas se calem. A culpa nunca é da vítima e, mesmo quando tratamos de vítimas maiores e capazes, a sua liberdade sexual deve sempre ser respeitada, afinal, não é não.

Devemos prevenir, lutar por  punições e erradicando todas as formas de violência cometidas contra as pessoas. Não é não!

Matheus Silva

Comunicador do programa Esperaça Debate, da Rádio Ban FM

e colunista do jkrnoticias.com

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Sobre
João Pessoa - PB Atualizado às 13h19 - Fonte: ClimaTempo
31°
Muitas nuvens

Mín. 23° Máx. 30°

Seg 30°C 24°C
Ter 31°C 24°C
Qua 30°C 24°C
Qui 30°C 24°C
Sex 31°C 23°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias