As equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa registraram 102 atendimentos durante a 261ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, no último final de semana. Os principais casos atendidos foram de dor abdominal, hipoglicemia, hipotensão, hipertensão, ansiedade e exaustão.
Do total, 20 atendimentos foram feitos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-JP), sendo que apenas dois pacientes precisaram ser encaminhados para outros serviços de saúde. “Tivemos um evento tranquilo em comparação a anos anteriores, sem casos graves”, destacou Lidia Holanda, coordenadora do Samu-JP.
O Samu montou um plano operacional com 17 profissionais e 10 veículos, incluindo ambulâncias, motolâncias e um Veículo de Intervenção Rápida. Além disso, a Unidade de Saúde da Família (USF) da Penha ofereceu suporte com médico, enfermeiro e técnico em enfermagem, realizando 82 atendimentos.
A operação garantiu assistência aos romeiros que participaram do evento religioso, reforçando o cuidado com a saúde e segurança dos fiéis durante todo o percurso.