Na noite desta terça-feira (17), quem estiver na Paraíba terá a oportunidade de observar dois fenômenos astronômicos: um eclipse lunar parcial e a Superlua da Colheita. Esses eventos, que chamam atenção dos amantes da astronomia, são destacados pela presença da lua em seu maior brilho e proximidade com a Terra.
O eclipse lunar parcial começará às 21h41, atingindo seu auge às 23h44 e terminando já na madrugada de quarta-feira (18), por volta da 1h47. Segundo o presidente da Associação Paraibana de Astronomia, Marcelo Zurita, o eclipse será visível, mas algumas pessoas podem ter dificuldade em perceber a diferença na iluminação da Lua, principalmente durante a fase penumbral.
Durante a fase parcial, o escurecimento da Lua ficará mais evidente, com a sombra da Terra projetada em um canto da superfície lunar. A fase parcial durará pouco mais de uma hora.
Além do eclipse, a noite será marcada pela Superlua da Colheita, que ocorre quando a Lua está mais próxima da Terra, parecendo 14% maior e 30% mais brilhante. A superlua ascenderá às 16h59 e se porá às 4h39 da quarta-feira. O melhor local para observar a Superlua nascendo é em regiões litorâneas ou elevadas, com boa visibilidade do horizonte.
A previsão do tempo para a noite de terça-feira indica céu parcialmente nublado a claro, com temperaturas em torno de 25°C, sem previsão de chuva, segundo a Aesa.
Esses fenômenos astronômicos prometem oferecer um espetáculo no céu da Paraíba, especialmente para quem observar de locais com pouca poluição luminosa.