Quinta, 04 de Março de 2021 01:02
CULTURA

Projeto de Podcasts sobre o Babau está no ar até a próxima semana - Confira

O Podcast: ‘É cultura popular, é patrimônio, é Babau!’ apoiado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Fundação Cultural de João Pessoa - FUNJOPE, deu início à divulgação do seu conteúdo a partir desta semana.

21/02/2021 14h20
Por: Redação JKR Notícias
Projeto de Podcasts sobre o Babau está no ar até a próxima semana - Confira

O projeto conta com quatro episódios disponíveis desde a última quarta-feira (17/02/2021) e liberados para acesso até o final de fevereiro, nas plataformas de streaming Anchor e Spotify.

O primeiro episódio aborda parte da história do teatro de bonecos popular e elementos diretamente vinculados ao universo do Babau da Paraíba. No segundo episódio tem entrevista com a atriz e pesquisadora Amanda Viana sobre características socioeconômicas que permeiam os fazedores dessa arte, pesquisas e projetos em prol da manutenção deste patrimônio e reflexão sobre o feminino no Babau.

O terceiro episódio, com participação do bonequeiro Artur Leonardo, traz histórias e curiosidades sobre o Babau e seus mestres, além de técnicas e montagens de espetáculos que vão do tradicional ao contemporâneo. Por fim, o quarto e último episódio tem um misto de bate-papo e informação com participação da arte-educadora Thaisy Santos, numa conversa sobre as possibilidades e desafios de inserir a temática do Babau em sala de aula, além de repassar os conceitos de salvaguarda e educação patrimonial que são de extrema importância para a preservação desta arte que é patrimônio cultural do Brasil.

Portanto, fica aqui o convite para que você acompanhe mais essa atividade artístico-cultural transmitida remotamente e de suma importância para que nossas riquezas e patrimônios culturais não sejam esquecidos em meio às dificuldades em que todos nos encontramos por causa da pandemia Covid-19.

Este projeto é uma iniciativa de Alysson Eduardo Rodrigues Maciel, selecionada no Edital de Chamada Pública Nº 005/2020 da Prefeitura Municipal de João Pessoa - PMJP, através da Fundação Cultural de João Pessoa - FUNJOPE, e conta com incentivos do Governo Federal pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias