Segunda, 10 de dezembro de 2018
(83) 99635-5176
Cidades

29/11/2018 às 14h31

68

Redação JKR

Mari / PB

Prefeitura de Mari promove Novembro Azul em favor da prevenção do câncer de próstata
A Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos dias, 27 e 28, mais uma ação voltada à saúde do homem como parte das atividades da Campanha denominada “Novembro Azul”.
Prefeitura de Mari promove Novembro Azul em favor da prevenção do câncer de próstata
Foto: Assessoria

A Prefeitura de Mari, localizado na Zona da Mata Paraibana, através da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nos dias, 27 e 28, mais uma ação voltada à saúde do homem como parte das atividades da Campanha denominada “Novembro Azul”.


A ação foi realizada nas dependências do Salão Paroquial no centro da cidade (27) e na zona rural polarizada por Taumatá (28). Na ocasião foram realizados cerca de 140 testes específicos do PSA (Prova do Antígeno Prostático) que possibilita detectar possíveis  sintomas de problemas na próstata. Também foram realizadas  palestras com médico, educador físico, dentista, exames com urologista, testes rápidos para medir taxas de colesterol e triglicerídeos, aferição  de pressão arterial e glicemia.


Em taumatá, 48 pacientes foram atendidos pelo urologista, destes, 13 foram detectados com alterações na próstata.


Conforme o Prefeito Antonio Gomes, todas as causas em benefício da população serão sempre apoiadas e promovidas pela Prefeitura, e  o Novembro Azul tem como objetivo principal, o diagnóstico e a prevenção do câncer de próstata, bem como, a preocupação em fazer com que os homens cuidem mais da própria saúde. “Chegou a vez do homem se cuidar, acabar com o preconceito, que infelizmente ainda existe com relação ao exame de toque que precisa ser feito para a detecção do câncer de próstata. É o momento de deixar o tabu para trás e nos cuidar, não seria uma vaidade, mas uma necessidade de nós homens nos cuidarmos cada vez mais”, ressaltou o prefeito.


De acordo com Emanuelle Chaves, Secretária de Saúde do Município, a ação foi importante para o esclarecimento de dúvidas sobre o câncer de próstata bem como os cuidados sobre à saúde dos homens. Segundo ela, o comparecimento do público alvo superou a expectativa, com um bom número de homens participantes. “Estamos felizes pelo comparecimento da população masculina ao nosso chamamento. Acreditamos que isso é fruto do trabalho de toda nossa equipe que vem buscando a conscientização e o cuidado com a saúde masculina. Esse momento foi importantíssimo  para um despertar sobre os cuidados  com a saúde do homem. O câncer pode ser diagnosticado inicialmente, através de exame laboratorial (dosagem do PSA), e o município oferece de maneira permanente atendimento e procedimentos gratuitos”, disse.


 ”Cerca de 1 em 7 homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida, sendo a terceira principal causa de morte por câncer em homens. O câncer de próstata pode ser uma doença grave, mas a maioria dos homens diagnosticados com a doença, não morrem por causa dela. Os sintomas incluem dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra. No entanto, a maioria dos cânceres de próstata não causam sintomas até que atinjam um tamanho considerável”, relatou o urologista Drº Ivanclécio.


 A ação foi realizada por toda a equipe de saúde: médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde e endemias, educador físico, dentista e médico. Esta foi a estratégia da Secretaria de Saúde neste ano para que os homens recebessem orientações sobre os riscos de não cuidar da saúde e os benefícios que esta atitude proporciona.


 


FONTE: Assessoria

O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos o direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas. A qualquer tempo, poderemos cancelar o sistema de comentários sem necessidade de nenhum aviso prévio aos usuários e/ou a terceiros.
Comentários
Veja também
Saúde em Foco

Saúde em Foco

Blog/coluna Sua saúde é o nosso foco.
Facebook
© Copyright 2018 :: Todos os direitos reservados
Site desenvolvido pela Lenium