3 anos
Programa
Web Rádio Cidade Jovem
Pizzaria
NA ARAÇÁ FM

Prefeito Antônio Gomes da cidade de Mari (PB) anuncia implantação de projeto de cerca de R$ 300 mil para iluminação a led. Confira!

O município concorreu a a chamada pública que tem a finalidade de prospectar e selecionar propostas de Projetos de Eficiência Energética e Uso Racional de Energia Elétrica com vistas a integrar o Programa de Eficiência Energética – PEE da ENERGISA.

21/11/2019 10h01Atualizado há 4 semanas
Por: JACKSON SILVA
Foto: Prefeito Antônio Gomes e o Gerente de urbanismo Magdiel Olinto
Foto: Prefeito Antônio Gomes e o Gerente de urbanismo Magdiel Olinto

O Prefeito Antônio Gomes da cidade de Mari, Zona da Mata, anunciou no Programa Liberdade de Expressão da Rádio Araçá FM na última terça-feira (19) que o município foi contemplado com um projeto de eficiência energética da Energisa para iluminação a led de várias ruas da cidade.

O município concorreu a a chamada pública que tem a finalidade de prospectar e selecionar propostas de Projetos de Eficiência Energética e Uso Racional de Energia Elétrica com vistas a integrar o Programa de Eficiência Energética – PEE da ENERGISA.

O engenheiro responsável pelo projeto, Chelton Ramon Silva Santana, disse que o Programa de Eficiência Energética – PEE da ENERGISA é executado anualmente em atendimento à Cláusula do Contrato de Concessão de Distribuição de Energia Elétrica, à Lei n° 9.991/2000, Lei nº 13.203/2015 e Lei nº 13.280/2016.

“A legislação aplicável à matéria determina que as concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica devem aplicar, anualmente, a partir de abril 2007, o valor equivalente a 0,50% (zero vírgula cinquenta por cento) de sua receita operacional líquida anual no desenvolvimento de programa para o incremento da eficiência energética no uso final de energia elétrica. A partir de maio de 2016, 80% do recurso é aplicado pelas próprias concessionárias e permissionárias de serviços públicos de distribuição de energia elétrica e 20% dele passou a ser destinado ao Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL. Os critérios para aplicação dos recursos e procedimentos necessários para apresentação do Programa a ANEEL estão estabelecidos na Resolução Normativa n° 830/2018, e nas normas que porventura venham a substituí-la e/ou complementá-la.”, explicou.

Ainda segundo o engenheiro, a Energisa separa por categoria os projetos e uma dessas categorias é a IP – Iluminação Pública, onde Mari foi contemplado a partir do projeto  de eficiência energética feito e apresentado a empresa que em parceria ela será trocado as lâmpadas convencionais por Led em algumas ruas da cidade.

O resultado da chamada pública saiu na terça-feira e a previsão de execução será para início do ano de 2020.

Nesse projeto foi proposto a substituição de 184 pontos de IP, onde tinha lâmpadas convencionais será trocado por lâmpadas de Led. As ruas contempladas foram as seguintes:

Av. Antônio de Luna Freire
PB 073 entrada de Mari
Avenida Napoleão Laureano
Avenida João Suassuna
Rua Pedro Leite
Av. Antônio de Luna Freire
Rua Antônio Gomes Filho
Rua Costa e Silva

O Gerente de Urbanismo do município, Magdiel Olinto, disse que o departamento está se preparando para organizar toda a estrutura para realizar todo o trabalho de troca dessas lâmpadas e lembrou que desde o ano passado que o município já vem fazendo a troca de lâmpadas por led, como por exemplo no bairro Nova Esperança que tem toda a iluminação de led.

O Prefeito Antônio Gomes não escondia a satisfação em poder estar proporcionando a população dessas localidades uma melhor iluminação e se comprometeu a lutar por outros projetos para expandir a iluminação para toda a cidade.

JKR Notícias com Expresso PB

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.